quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Alfabeto Grego

KAMLOPARDALI — girafa na língua grega
c
a
m
l
o
p
a
r
d
a
l
i
Kamlopardali: idioma grego (Greek)
Os antigos gregos chamavam a girafa de KAMELO-PARDALIS (camelo-pardo), porque a girafa tem a cabeça como a de um camelo e manchas como de um leopardo.
Grego atual — KAMLOPARDALIS, palavra derivada de KAMLOS (camel) + PARDALIS (pard).
Grego antigo — KAMHLOPARDALI
CAMELOPÁRDALE — do grego KAMELO-PARDALIS, camelo-pantera, nome que os antigos davam à girafa por causa das manchas.
Outra explicação encontrada, fontes:
English-Greek Dictionary — http://kypros.org/ (καμπλοπάρδαλη)Logos Dictionary — http://www.logos.it/ (καμηλοπάρδαλη)Logos Library — http://www.logoslibrary.eu/ (καμηλοπάρδαλη)
k
a
m
p
l
o
p
a
r
d
a
l
e
Nota: photos (quer dizer luz) e graphy (do grego graphos, significa escrita); makros ou makrus (grande, longo); myrmeco (formigas) e phagos (comedor); dactylos (dedos); pharos (manto?), plastikos (feito para brincar)...
— Diodorus (20 a.C.)"O animal chamado camelopardalis (do texto grego: kamhlopardaleiV) mostra uma mistura de dois animais, compreendidos na apelação ou pronúncia, como se diz. Em tamanho e na curvatura do lombo elas se assemelham aos camelos; com forma distinta de cabeça e olhos. Mas a cor, o pelo e o comprimento do rabo, são como panteras."
— 20 a.C."Camelleopards (kamhlopardaleiV - do texto grego acima e abaixo) por sua variação de pele é mais parecido com a pele de um veado. As pernas traseiras são mais curtas do que as dianteiras, o que parece que o animal está subindo em uma rampa. Não é um animal selvagem, mas parecido como um quadrúpede domesticado." (Strabo, Bk. XVI. iv. § 18, E.T. by Hamilton and Falconer)
V
c
a
m
e
l
o
p
a
r
d
a
l
e
u
s
— SURNAPA ou ZURNAPA (do árabe), parece ser a forma curiosamente divergente da mesma palavra, talvez mais próxima do original. E não é impossível que a palavra mais antiga, no uso bíblico, pode estar radicalmente conectada com a palavra GIRAFFE... A mais antiga menção do animal está na Setuagésima versão de Deut. xiv. 5, onde a palavra ZAMAR, traduzida para a língua inglesa ‘CHAMOIS’ (consta na Bíblia em inglês - pequeno animal como um gato que vive nas montanhas da Europa) é transcrita do texto grego (kamhlopardaliV); e também no vulgar camelopardalus, [provavelmente é um ‘WILD GOAT’ (animal selvagem pequeno com cornos) de Targums, não a girafa (Encycl. Bibl. i. 722)].
Camelopard (Ca*mel"o*pard) (ka*mel"o*pärd or kam"el*o*pärd; 277), n. [LL. camelopardus, L. camelopardalus, camelopardalis, fr. Gr. kamhlopa`rdalis; ka`mhlos a camel + pa`rdalis pard, leopard: cf. F. camélopard. The camelopard has a neck and head like a camel, and is spotted like a pard. See , and .] (Zoöl.) An African ruminant; the giraffe (Gi*raffe") n. [F. girafe, Sp. girafa, from Ar. zurafa, zarafa.]
V
c
a
m
e
l
o
p
a
r
d
a
l
u
s
— 520 a.C.Ennepe moi kakeina, poluqroV Mousa ligeia, mikta fusin q hrwn, dicoqen kekerasmena, fula, pardalin aiolonwton omou xunhn te kamhlon. Deirh oi tanah, stikton demaV, ouata baia, Yilon uperqe karh, dolicoi podeV eurea tarsa, kwlwn douk isa metra, podeV t ou pampan omoioi (Oppiani Cynegetica, iii. 461 seqq).

GREGO — língua oficial da Grécia e de Chipre
A palavra alfabeto compõe-se de alpha + beta - as duas primeiras letras do alfabeto grego, correspondentes ao nosso a e b.
Α α
Β β
Γ γ
Δ δ
Ε ε
Ζ ζ
Η η
Θ θ
O alfabeto utilizado para escrever a língua grega baseia-se no alfabeto fenício - desenvolvido muitos séculos antes de Cristo - tanto que os antigos gregos chamavam as letras de "letras dos fenícios". O fenício é uma língua semítica antiga que foi falada nas cidades de Tiro e Biblos, na Fenícia (Ásia antiga), atual Líbano.
O semítico (pertencente ou relativo aos semitas - judeus) é um grupo de línguas da família camito-semítica, que compreende dois subgrupos: o oriental, representado pelo assírio, e o ocidental, com um tronco setentrional, ao qual pertencem o cananeu e o aramaico, e um tronco meridional, do qual fazem parte o árabe, o sabeu e o etiópico.
Ι ι
Κ κ
Λ λ
Μ μ
Ν ν
Ξ ξ
Ο ο
Π π
Inicialmente, o alfabeto grego era composto apenas de símbolos maiúsculos. Os minúsculos foram criadas no Período Helenístico e popularizaram-se muito mais tarde. Todas as inscrições eram habitualmente entalhadas em letras maiúsculas, as minúsculas tornaram-se de uso corrente durante a Idade Média, do século VIII em diante. Hoje em dia, no mundo inteiro, as letras do alfabeto grego ainda são muito utilizadas nas ciências, principalmente na Matemática e na Física.
Há um total de vinte e quatro letras (originalmente eram as 22 do alfabeto fenício), sendo que dezessete são consoantes e sete são vogais?... Algumas consoantes: ζ θ ξ φ χ ψ - têm som duplo (ψ = πσ, por exemplo).
Ρ ρ
Σ σ,ς
Τ τ
Υ υ
Φ φ
Χ χ
Ψ ψ
Ω ω


VARIAÇÕES

Algumas letras, como a "sigma", têm variantes no alfabeto grego. Sigma é a letra que representa o nosso S e ela é grafada de maneiras diferentes, dependendo da posição que ela ocupa na palavra:
Sigma inicial (letra maiúscula): utilizada no início da palavra
Sigma inicial ou medial (letra minúscula): utilizada no início e no meio
Sigma terminal: só utilizado no final da palavra
Sigma lunado: pode aparecer em qualquer posição
1.Σ

2.ς?
Quanto aos numerais, desde o século II são utilizadas para a maior parte dos números as próprias letras seguidas de apóstrofo (α' = 1, β' = 2, por exemplo). Há símbolos específicos somente para alguns poucos números, como por exemplo o "sampi": ?' = 900).

Alfabeto Grego
O fator inovador introduzido com o alfabeto grego são as vogais. As primeiras vogais foram Alfa, Epsilón, Iota, Omicrón e Ypsilón - ipsilon ou hipsilo (identificadas na cor cinza da tabela).
Curiosidade: Na simbologia, Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e Ômega, a última. Por isso, representam o começo e o fim, respectivamente.
N° ordem
Letra maiúscula
Letra minúscula
Nome português
Nome inglês
Letra correspondente
Alfabeto semítico
01°
Alfa
Alpha
a
Aleph
02°
Beta
Beta
b
Beth (b)
03°
Gama
Gamma
g = j
Gimel (g)
04°
Delta
Delta
d
Daleth (d)
05°
Épsilon
Epsilon
e
He (h)
06°
Zeta ou Dzeta
Zeta
z
Zain (dz)
07°
Eta
Eta
e ou h
Heth (h)
08°
Teta
Theta
th = T
Thet (t)
09°
Iota
Iota
i = j
Yodh (y - j)
10°
Capa
Kappa
k = c = qu
Kaph (k)
11°
Lâmbda
Lambda
l
Lamed (l)
12°
Mi ou Miu
Mu ou Mü
m
Mem (m)
13°
Ni ou Niu
Nu ou Nü
n
Nun (n)
14°
Csi ou Qui
Xi
ks = cs = ch
Samekh (s)
15°
Ômicron
Omicron
o
Ain ()
16°
Pi
Pi
p
Pe (p)
17°

Rho
r = rh
Resh (r)
18°
Sigma
Sigma
s
Shin (sh - S)
19°
Tau
Tau
t
Taw (t)
20°
Ypsilon
Upsilon
u = y = i (u francês)
De Wau
21°
Fi
Phi
ph = f
origem incerta
22°
Xi
Chi
kh = x
origem incerta
23°
Psi
Psi
ps
origem incerta
24°
Ômega
Omega
O = w?
origem incerta
Originariamente existiram variantes do alfabeto grego, sendo as mais importantes a ocidental Calcídica e a oriental Jônica. O Grego é uma língua das mais flexíveis e harmoniosas de todas as línguas indo-européias. Dividia-se em quatro dialetos muito semelhantes: o ático, o jônico, o dórico e o eólico. Homero escreveu no jônico antigo, Píndaro em dórico e Safo em eólico.
A variante ocidental originou o alfabeto etrusco (relativo à Etrúria ou Tirrênia - Itália antiga) e daí o alfabeto romano. Atenas adotou no ano 403 a.C. a variante oriental dando lugar a que pouco depois desaparecessem as demais formas existentes do alfabeto.
Já nesta época o grego escrevia-se da esquerda para a direita, enquanto que num princípio a maneira de o escrever era alternadamente da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, de maneira que se começava pelo lado em que se tinha concluído a linha anterior, invertendo todos os caracteres em dito processo.

EMISSÕES FILATÉLICAS
Em 1977, a Grécia emitiu um selo (Scott: 1236) que mostra a dispersão dos gregos pelo mundo e a localização do país em seu centro.

Nenhum comentário: